sábado, 28 de setembro de 2013

NFL Internacional



Continuando a série de posts sobre a expansão da marca NFL, hoje abordarei o entusiasmo dos ingleses com os jogos lá.

Neste ano já serão dois jogos realizados em Londres, e ambos tiveram os ingressos esgotados rapidamente, demonstrando que há consumidores dispostos a ter o evento. E onde há consumidores dispostos, há no mínimo um interesse de alguém em vender alguma coisa.

Pesquisa recente colocou o futebol americano como o quinto ou sexto esporte na preferência dos cidadãos ingleses, atrás, evidentemente do futebol, críquete, rugby e tênis, com uma base de dois milhões de fãs e com metade destes se declarando fervorosos.

Uma pesquisa neste sentido acredito que não tenha sido realizada no Brasil ainda, mas considerando que o país tem uma população mais de 3 vezes maior que a inglesa, não seria de se espantar termos no mínimo uma base de fãs do mesmo tamanho e com muito espaço para crescimento.

Já há inclusive especulações a respeito de um time londrino na NFL e, ousadia, a ideia de se realizar um Superbowl por lá. Não vislumbro a segunda ideia acontecendo, e não sei como seria a logística de um time de Londres para participar. Como seria feito o calendário?

Mas o ponto não é este, o ponto é mostrar que o futebol americano aparentemente está em franca expansão, atingindo novos mercados e novos consumidores, inclusive no Brasil, o que também permite sonharmos com um jogo por aqui.

No próximo post, a intenção é abordar as diferenças de organização e espetáculo entre a NFL (e das ligas americanas em geral) dos campeonatos de outros países, em especial o Brasileirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário