terça-feira, 10 de setembro de 2013

Vinte Anos

Há 20 anos eu começava a acompanhar a NFL. Devo isto ao Canal Bandeirantes, que acho que foi o primeiro canal a investir neste esporte. Lembro que assistia nas férias, quando estava na praia em Imbé.

No começo ela sequer passava jogos inteiros, mas sim compactos e no meio da tarde, mas como estava de férias e o esporte me chamou atenção, não me importava.

A Bandeirantes na época era um bom canal, com programação voltada aos esportes, inclusive se intitulando "O Canal do Esporte". No domingo havia o "Show do Esporte", que começava pela manhã com o campeonato italiano e seguia pelo resto do dia. Com o sucesso da faixa, ela logo investiu em horários esportivos durante a semana também, com a Faixa Nobre do Esporte, a Faixa Especial do Esporte e o Verão Vivo.

Hoje infelizmente o canal é uma mera sombra do que já foi, limitando-se a passar pouco esporte e investindo em apresentadores folclóricos. Na época em que comecei a assistir, Luciano do Valle ainda era mais participativo nas narrações, e dividia a responsabilidade de apresentar a NFL com Sílvia Vinhas, Cléo Brandão e Elias Júnior, entre outros. Se alguém souber por onde anda esse pessoal, pode informar nos comentários.

Hoje podemos acompanhar diversos jogos completos e ao vivo - ou todos com o Game Pass -, uma situação muito melhor para os fãs do que a que existia anos atrás. Duas outras pessoas que contribuíram para a popularização do esporte no Brasil foram André José Adler e Ivan Zimmermann, que apresentavam na ESPN até alguns anos atrás.

Comecei a assistir por curiosidade e falta do que fazer mesmo. Nunca fui muito fã de ficar torrando no sol, mas como criança, tinha de ir onde a família ia. Quando escapava, ficava assistindo à Bandeirantes. Achei diferente aquele esporte, que, apesar de se chamar futebol é jogado com as mãos. Como tempo era o que eu tinha lá, resolvi que ia aprender.

Aprendi e gostei. O jogo parece mais complicado do que é na realidade. Desde então tento acompanhar a Liga, às vezes mais, às vezes menos. A tarefa ficou bem melhor depois da expansão da internet e com a ESPN (e o NFL Game Pass).

O que mais gosto acho que é a competitividade e o equilíbrio que há. De fato, a Liga até busca este equilíbrio ao estabelecer tetos salariais e fazer com que os times que ficaram abaixo na tabela tenham a oportunidade de escolher primeiro no próximo ano os jogadores no draft.

E vocês, como e quando começaram a acompanhar a Liga, e o que mais gostam?

4 comentários:

  1. AAAAHAHA, fugia da praia pra ver NFL.

    O meu gosto por futebol americano começou no videogame, com o saudoso Joe Montana Football do Mega, dali já aprendi as regras.

    A minha primeira lembrança de jogo foi o Super Bowl XXIX (1995), 49ers 49x26 Chargers. Se não me engano o narrador era o Jota Júnior. Até gravei o jogo em uma finada fita cassete.

    Agora que eu percebi que eu tinha tudo pra ser torcedor do 49ers, mas já torcia pro Pistons e adotei o Lions.

    Também tenho uma remota lembrança de um Chiefs x Broncos de 94 que passou na Band. O Montana atravessou o campo faltando um minuto pra acabar e fez um touchdown nos últimos segundos. Na época achei aquilo normal, mas anos depois eu vi que esse é um jogo histórico, uma das maiores viradas da história da NFL.

    http://www.youtube.com/watch?v=gViWWDWsg6Y

    ResponderExcluir
  2. Ah, segundo o Google, o Elia Júnior tá na Bandsports, a Simone Mello abandonou a TV, a Cléo Brandão trabalha numa revista (Speedway) e a Silvia Vinhas ainda tá na Bandeirantes, mas apresentando outros programas lá. Tem tb o Luiz Andreoli, ele tem um blog, mas não entendi o que ele anda fazendo.

    ResponderExcluir
  3. Tentava escapar da praia mesmo. Ainda mais que foi a última época do dos Chiefs (se não me engano foi também a última vitória do time em playoffs). Que faaaaaase.

    Não lembro da Simone Mello, vou ter que googlar. Este ano que tenho a Bandsports ela não passa mais a NFL. A Cléo Brandão sumiu depois que posou para a Playboy.

    ResponderExcluir
  4. O hugo e o fiel incomodaram tanto que eu resolvi acompanhar NFL esse ano. Aproveitei que o futebol está depressivo pra ter o que assistir.
    Contudo, antes de tudo isso, eu já gostava de um jogo do mega drive, Mutant League Football, que mais parecia uma luta do que football.
    Depois disso deixei de lado até semana passada, hahaha

    ResponderExcluir