quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Manning vs Brady XIV



Pela décima quarta vez dois dos maiores QBs que já passaram pela liga se enfrentarão. Desta vez o confronto será pelo Sunday Night Football, transmitido pela ESPN por volta das 23hs30min deste domingo.

Thomas Edward Patrick Brady Jr., ou Tom Brady, tem 36 anos e veio da Universidade de Michigan. Foi draftado pelo New England Patriots apenas na 6ª rodada do draft de 2000. Ele foi o 199ª escolhido. Isto significa, obviamente, que 198 jogadores foram escolhidos antes dele. Mandaram bem os olheiros desta vez, não? Jogou apenas pelos Patriots, levando o time a 5 Superbowls e três títulos. Detém, entre outros, o recorde de TDs em uma temporada (50).

Até a 9ª semana desta temporada, de acordo com o site da NFL, ele lançou 6.298 passes, completando 3.992 e 47.062 jardas. Marcou 347 TDs e 129 interceptações.

Peyton William Manning tem 37 anos e jogou na Universidade do Tennessee. Foi o primeirão no draft de 1998, escolhido pelos Colts. Com o time, chegou 2 vezes ao Superbowl, e foi campeão em uma delas. Possui o recorde de jogador mais rápido a atingir 50.000 e 60.000 jardas passadas.


Apesar dos números impressionantes, Manning sofre bastante críticas por um suposto “amarelismo” nos playoffs, ocasião em que foi eliminado diversas vezes já na primeira rodada.

Os dois QBs já se enfrentaram 13 vezes, com 9 vitórias de Brady e 4 de Manning. Destes confrontos, 3 foram nas fases decisivas: um foi na final da conferência de 2003 (Brady), um na segunda rodada dos playoffs de 2004 (Brady) e outro na final da conferência de 2006 (Manning).

São dois QBs “old school”, discípulos de Dan Marino, se podemos dizer assim, pois praticamente não correm com a bola. A nova geração (Wilson, Luck, Kaepernick) é bem mais “móvel” e não tem receio em correr com a bola se a situação aperta.

Devido a idade de ambos, podemos estar diante do último confronto entre os dois. Acomodem-se na poltrona e aproveitem.

4 comentários:

  1. Pelé ou Maradona? Magic ou Bird? Coca ou Pepsi? Beatles ou Rolling Stones? Mario ou Sonic? Super-Homem ou Batman? Manning ou Brady? Perguntas que nunca vão calar.

    Os dois vem dominando a NFL há mais de 10 anos, com a diferença de que, quando chega os playoffs, Brady cresce e Manning encolhe, onde não raro é derrotado por times piores na primeira ou segunda rodada.

    As finais de conferência de 2003 e 2006 devem ter sido mesmo os dois duelos mais simbólicos entre os dois. Em 2003, com uma tempestade de neve em New England, Manning foi interceptado 4 vezes e apanhou, 24x14. Acabou sendo um dos 3 títulos de Brady.

    Já na final da AFC de 2006, tava 34x31 pro Patriots faltando poucos minutos pro fim do jogo e parecia que Brady ia de novo pro Super Bowl, com Manning mais uma vez chupando o dedo. Mas ele fez o drive mais heróico de sua carreira e virou pra 38x34, vindo depois a vencer seu único título.

    Hoje Manning vem jogando melhor, até porque o Broncos montou um dream team ofensivo (incluindo um dos recebedores do Brady, Welker) e é grande favorito ao título.

    Já Brady largou a mulher dele lá por 2006 pra ficar com a Gisele e desde então vem sofrendo com a "Bundchen Curse" (ou seria maldição da ex?) e nunca mais foi campeão. E ainda virou freguês do Manning mais novo em Super Bowls.

    Os dois estão com 36 e 37 anos e ainda não dão sinais de decadência, seguem sendo os dois melhores QBs da NFL. Long live Manning e Brady.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, teria muita coisa para falar dos dois, mas aí o post ficaria longo demais, então preferi falar algumas das coisas mais relevantes, como títulos e confrontos diretos - e mesmo assim muita coisa teve que ser podada.

    E respondendo: Pelé, Magic, Coca-Cola Forever, Beatles, Mario e Batman. Sobre QBs, dois dois prefiro o Brady, mas não considero nenhum deles o maior de todos os tempos. Esse povo que começou a assistir ontem tem que estudar mais.

    ResponderExcluir
  3. Cadê o post clássico? Tudo bem que a rodada é só domingo e que não precisa ser nenhum Nostradamus pra prever que o Saints vai ganhar hoje. Vou esperar.

    Fui nos palpites lá do Paulo Antunes, mas é sem graça, ele só profetiza os placares sem comentar e justificar nada.

    ResponderExcluir
  4. Tinha esquecido do post clássico, valeu pela lembrança. Já atualizei.

    ResponderExcluir